segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Iabás

As Iabás são orixás femininos ligados a água. Representam portanto, a concepção a continuidade da vida.

Yemanjá
Nanã
Oxum
Oyá
Obá
Yewá

Mas também pode ser a designação de um cargo desempenhado por uma mulher dentro de um centro. Sendo esse um sinal de que sua sensibilidade está se aflorando de encontro ao desenvolvimento espiritual.

A Iabá é a responsável pela preparação das oferendas ou amacis, tanto preparo das oferendas aos Orixás, quanto preparo dos amacis para os médiuns, sempre se utilizando das mesmas pedras. O amaci é uma mistura de água pura e sumo de ervas, imantado aos pés do Congá, que dentro da Umbanda, é o altar. Basicamente, o amaci é utilizado para reenergizar o chacra coronário, para que o médium suporte as incorporações e as energias manipuladas na Umbanda.
A iabá é responsável pela preparação das oferendas e do Amaci, um masserado de ervas com água, usado na entrada do congá para molhar a coroa. Fazendo com que o médium tenha firmeza ao receber as incorporações.
A lém disso, a iabá também cuida do bom andamento da casa. Evitando que os médiuns distraídos ou que não estão em sintonia, sejam devidamente orientado. Portanto, ela cuida do desenvolvimento dos filhos da casa.
A iabá pode esclarecer informações sobre o orixá de um filho que esteja com dúvida. E o faz em contato direto com o pai ou mãe do centro. A responsabilidade de ensinar aos filhos da casa, sobre o andamento da casa, os rituais, os gestos, a maneira de se comportar. É de responsabilidade da Iabá junto com o pai ou mãe de santo.
Uma Iabá sempre terá palavras de conforto e carinho para com os médiuns, e deve tratar todos de uma maneira igual e com respeito. Tanto os Babás, ou Dirigentes, como as Iabás sempre devem estar prontos para ajudar um irmão de fé, sem julgar quem merece ou não, tanto dentro ou fora do Centro.

Luz e fé!

Um comentário: